Cantora, compositora, instrumentista e produtora musical, é nascida em Ribeirão Preto no ano de 1978 e radicada em São Paulo. Tem 4 discos solo e 2 coletivos lançados, além de 6 álbuns em duo com violonistas expressivos da cena atual e de colaborar em diversos projetos especiais. Gravou em DVDs recentes de Yamandu Costa e de Toquinho, com quem esteve em turnê Voz e Violão entre 2011 e 2018. Liderou a Gafieira São Paulo, vencedora do 22º Prêmio da Música Brasileira (2011), como melhor grupo de samba. Através do Projeto Novas Vozes do Brasil, a convite do Itamaraty e Ministério da Cultura, foi convidada a representar a nova geração da música brasileira em shows por países como a Rússia, Japão, Israel, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Seu primeiro disco totalmente autoral é de 2013, Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio, lançado em turnê que percorreu 120 cidades de 13 países.
O álbum Aquário (2018) reiterou a força da compositora, rendendo-lhe os Prêmios Catavento e Grão de Música. É de 2024 seu álbum duplo Cochicho no silêncio vira barulho, irmã!, com repertório novamente de sua autoria e todo feito por mulheres diversas, com importantes participações especiais.
Pela Borandá, Verônica lançou seu álbum de estreia como intérprete, Sobre Palavras (2009), em parceria com o violonista Chico Saraiva, no qual interpreta 13 parcerias do violonista com Mauro Aguiar, um dos mais profícuos e poéticos letristas brasileiras da atualidade.