O compositor e acordeonista paulista Toninho Ferragutti lança em parceria com o selo paulista Borandá, o single “Bagualina”, terceira faixa do projeto Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas, um EP de quatro fonogramas inéditos que será apresentado na íntegra, em todas as plataformas digitais, no dia 30 de janeiro de 2026.
Simultaneamente ao lançamento da música nas principais plataformas digitais, será disponibilizado no canal da Borandá no YouTube o vídeo da gravação de “Bagualina”, realizada ao vivo ao lado de um refinado quinteto de cordas formado por Luiz Amato (1º violino), Liliana Chiriac (2º violino), Adriana Schincariol Vercellino (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).
A composição “Bagualina” foi criada por Ferragutti em homenagem ao grande acordeonista gaúcho Luiz Carlos Borges, falecido em 2023. O título faz referência à expressão bagual, do vocabulário regional sul do Brasil e que se refere tanto a um cavalo indomado, bravio, quanto a uma pessoa corajosa, destemida, decidida. “Fiquei com receio de Borges estranhar o título e, como a composição é uma valsa, achei que soaria melhor tornar a expressão um adjetivo feminino”, comenta Ferragutti.
O arranjo de cordas é do pianista, maestro e arranjador paulista Tiago Costa e este é o segundo registro fonográfico da composição “Bagualina”: a primeira gravação da composição foi realizada por Ferragutti no álbum “Espelho do Som” (Borandá, 2022), em duo de acordeom com o clarinete de Nailor Azevedo ‘Proveta’.
A música já está disponível em todas as plataformas, e a gravação ao vivo já está no YouTube. Corre pra ver, que tá bonito demais!
Ouça aqui: http://tratore.ffm.to/bagualina


